GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

A investigação ambiental é a primeira etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas. É a etapa mais importante para garantir o sucesso da intervenção e reabilitação. Estima-se que para cada dólar gasto com a correta caracterização da contaminação, de três a cinco dólares são economizados no processo geral de reabilitação. Alinhada com este entendimento, a W2S3 presta apoio técnico para a análise e interpretação das informações de investigação ambiental, com vistas à criação do modelo conceitual da sua área e definição das melhores estratégias de intervenção. Nossa equipe também está preparada para propor uma investigação do passivo ambiental, com o objetivo de identificar sua causa, etapa indispensável para garantir a ausência de recontaminação e uma reabilitação eficiente.

A W2S3 está preparada para desenvolver e analisar o modelo conceitual de casos complexos de contaminação sob a ótica da análise de risco e aplicação da modelagem matemática, com o objetivo de propor soluções práticas e economicamente viáveis para os problemas de seus clientes. A análise de sustentabilidade para seleção de projetos de remediação leva em consideração o custo benefício das técnicas de intervenção aplicáveis, a localização do problema em relação à comunidade que o cerca e o impacto que a contaminação e o processo de recuperação causarão ao meio ambiente. Diante deste cenário de análise de sustentabilidade, nossa equipe multidisciplinar está apta para propor projetos que utilizam tanto tecnologias convencionais como inovadoras, a exemplo de biorremediação, atenuação natural monitorada e o uso de controles institucionais como alternativas para o encerramento de casos.

ENSAIOS DE BANCADA

O uso de agentes remediadores em áreas contaminadas, como produtos oxidantes e surfactantes, tem marcado uma forte tendência no mercado. Para que estes agentes sejam aplicados com segurança, eficácia e custo competitivo em solo e água subterrânea, é imprescindível que os parâmetros e condições de aplicação sejam previamente estudados. Este estudo é feito por meio dos ensaios de bancada, também chamados de ensaios de tratabilidade, requeridos em alguns estados – como SP – pelas agências ambientais. A W2S3 conta com infraestrutura e profissionais capacitados para propor e executar o ensaio de bancada adequado para o seu projeto de remediação, assim como avaliar os resultados para indicar os mais adequados parâmetros de aplicação.

MODELAGEM MATEMÁTICA

A modelagem matemática aplicada ao gerenciamento de áreas contaminadas é um valioso instrumento para tomada de decisão, principalmente em áreas de alta complexidade, o que contribui para a escolha de estratégias assertivas e controle de custos evitáveis. A W2S3 tem ampla experiência no desenvolvimento e aplicação de simuladores matemáticos para a previsão do comportamento de contaminantes no meio ambiente, considerando diversos cenários e meios afetados. Os serviços de modelagem matemática podem ser aplicados em duas etapas distintas: (1) Na previsão de cenários acidentais, antes da ocorrência de vazamentos e (2) Nas fases de investigação detalhada, avaliação de riscos e na elaboração de projetos de remediação.